Os 11 Mandamentos dos Pneus

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A calibragem é realmente muito importante. Mas, é necessário saber quanto ar vai para dentro dos pneus. Se você possui o Manual do Proprietário de seu veículo, parabéns. Ele é a referência exata do que é mais adequado para cada condição de uso. Veja algumas dicas:

  1. Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.
  2. Modelos com motores dianteiros e ar-condicionado, exigem uma calibragem diferenciada nos pneus da frente em relação aos traseiros.
  3. Se o pneu costuma esvaziar com freqüência, pode ser sinal de algum dano na roda - no caso de pneus sem câmara - ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo 'cheio por mais tempo'. Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.
  4. Certifique-se de que as rodas não estejam amassadas ou com trincas. Cheque com freqüência a banda de rodagem - área que toca o solo - e a lateral dos pneus. Desgaste excessivo, presença de rachaduras ou eventuais cortes exigem a substituição imediata do pneu.
  5. Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear, principalmente sob chuva.
  6. Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.
  7. Pelo menos a cada seis meses faça o rodízio de pneus. Ele é outra garantia de longa vida para a banda de rodagem.
  8. Faça, a cada ano, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante - rodas, amortecedores, suspensão, freios, etc - estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre todos os componentes.
  9. Jamais esqueça do estepe! Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, ele deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.
  10. Na hora de cuidar da aparência do carro, outro detalhe importante: escolha com cuidado o produto para melhorar o visual do pneu. Muitos têm em sua fórmula substâncias que ressecam a borracha, o que pode causar rachaduras.
  11. Na chuva, verifique pelo retrovisor as marcas que os pneus deixam no asfalto. Se elas sumirem, o veículo poderá estar aquaplanando. Nesse caso, tire o pé do acelerador gradativamente até que as marcas dos pneus se tornem visíveis novamente, com o conseqüente retorno da aderência.

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