Chuva: inimiga do motorista

|
O Brasil é um país tropical em que incidem fortes chuvas em determinadas épocas do ano. A não ser que você possua um anfíbio, seu automóvel não possui qualidades mecânicas para enfrentar os alagamentos que com frequencia assolam algumas cidades. Aí vão algumas dicas pra encarar um temporal.

  1. Mantenha os pneus em bom estado para evitar a aquaplanagem, que pode causar uma colisão.
  2. Verifique se as borrachas dos limpadores de parabrisa, das portas e do porta-malas estão ressecadas ou quebradas.
  3. Não estacione embaixo de árvores velhas ou galpões com telhas de zinco, lugares que podem desabar.
  4. Não limpe os vidros com a mão. Tenha sempre uma flanela limpa pra isso. Esfregar o fumo do cigarro no lado de dentro parabrisa ajuda a evitar que ele embace.
  5. Na chuva, use o farol de neblina ou luz baixa. Isso melhora a visibilidade e principalmente não ofusca a visão de que vem em sentido contrário.
  6. Evite estacionar próximo a bueiros ou bocas-de-lobo ou locais onde se formam correntes de água para não alagar o carro.
  7. Faça revisão e limpeza nos dutos e condutores de água entre o parabrisa e o capô. O acúmulo de sujeira e folhas de árvore pode causar entupimentos
  8. Proteja os sistemas de ignição. Existem kits de impermeabilização à venda, ou procure uma boa oficina.
  9. Ao se defrontar com grandes poças de água, analise o tamanho e profundidade e, em caso de dúvidas, procure outro caminho. Se a travessia for inevitável, passe com cuidado em marcha constante para evitar a entrada de água nas câmaras de combustão, que pode danificar o motor.

0 comentários:

Postar um comentário