Como Fazer Rodízio nos Pneus

|
Pra começar, como identificar a hora certa de trocar os pneus? Um pneu novo tem, em média, sulcos de 8mm de profundidade. A lei brasileira diz que a profundidade mínima é de 1,6mm, mas algumas montadoras recomendam a troca quando eles atingirem os 3mm, para não comprometer a segurança em tempo chuvoso.

Mas fique tranquilo, não é preciso cutucar seus pneus com uma régua periodicamente. Basta procurar por um tríângulo e as letras TWI na banda de rolagem - a área do pneu que toca o solo - uma marca universal que indica o desgaste.

Vamos ao rodízio. Como os pneus trabalham com pesos, esforços e inclinações diferentes, é normal que eles se desgastem de maneira diferentes. Para garantir que o desgaste seja o mais uniforme possível e, portanto, para aumentar sua vida útil, deve-se trocá-los de posição a cada 10.000 km ou quando houver diferenças visíveis de desgaste, seguindo as especificações que estão no manual do proprietário.

Muito complicado? Tente seguir este diagrama da Pirelli, então.

Rodízio de Pneus


Você deve incluir o estepe no rodízio apenas se ele tiver medidas idênticas aos demais. Porém, se você vai colocar dois pneus novos de uma vez só, o ideal é colocá-los na traseira para manter uma boa aderência e ter um controle maior do veículo em piso molhado.

Fonte: blog do Zeca Chaves da 4 Rodas.

0 comentários:

Postar um comentário